Black Manhattan

black-manhattan-crdt-max-kelly
Foto: Imbibe Mgz

Black Manhattan

Whisky Jim Beam, Amaro Averna, Bitter e cereja ao Maraschino Luxardo

O Black Manhattan é basicamente um Manhattan clássico que utiliza o Averna no lugar do vermute doce, dando-lhe um sabor mais rico e complexo. Pode não ser atrativo para todos, mas se apreciar um bom amaro, provavelmente vai gostar desta receita.

Whisky Rye, Bourbon ou Scotch podem ser utilizados no Manhattan, mas o whisky de centeio ou de milho é a bebida escolhida para o BM.
Houve um renascimento da categoria de centeio, e apreciadores premiam seus sabores potentes, picantes e impetuosos. O centeio tem muito em comum com outro whisky americano, o Bourbon. Os dois geralmente são produzidos nas mesmas destilarias do Kentucky usando métodos semelhantes e são tipicamente feitos de milho e centeio, mas a proporção de ingredientes é muito diferente.
O whisky de centeio é feito de pelo menos com 51% centeio, enquanto o bourbon é feito de pelo menos 51% de milho. A maior porcentagem de milho torna o bourbon mais doce e suave.
Podemos facilmente provar a diferença, fazendo um Manhattan com bourbon e outro com centeio. Ambos são envelhecidos em barris novos de carvalho americano, tostado.
O patrimônio do whiskey de centeio na América do norte começa a ser construído nos anos 1600. Seu desenvolvimento se deve em parte a colonos irlandeses e escoceses, que acharam o centeio mais fácil de ser cultivado que a cevada.
Os irlandeses já estavam familiarizados com o uso de centeio para fazer whiskey. Ele estava associado com os estados da Pensilvânia e de Maryland
(cada um fazia um estilo da bebida); atualmente, a maior parte do centeio é destilada no Kentucky. O whiskey de centeio foi muito mais consumido no EUA que o bourbon, mas nunca se recuperou da lei seca. Sua personalidade distinta, apimentada e levemente amarga contribuiu para seu sucesso. Para sorte do centeio, algumas micro-destilarias americanas produzem pequenas quantidades da bebida para conhecedores que a apreciam. Em 1996, o pioneiro Fritz Maytag, da cervejaria Anchor, de São Francisco, começou a destilar o Old Potrero a partir de 100% de centeio maltado. A destilaria remontada Mount Vernon, na Virgínia, hoje destila whiskey de centeio como uma receita de gerente da fazenda, nascido na Escócia, James Anderson. Por lei, o whiskey precisa ser feito a partir de um mash de não menos que 51% de centeio, com outros ingredientes, geralmente milho e cevada maltada. Não pode apresentar teor de mais de 80% depois da destilação, e deve ser engarrafado com ate 62,5%. Do mesmo modo que o bourbon, são utilizados barris virgens de carvalho tostados para a maturação por um período mínimo de dois anos. As líderes no mercado de whiskey de centeio são o Pikesville, o Rittenhouse, e o Sazerac. A Jim Beam e a Wild Turkey também produzem expressões de centeio.

Amaro Averna é feito a partir de ervas, raízes e cascas de cítricos, tem um sabor doce, encorpado e com um amargor suave de ervas. É um clássico muitas vezes servido com gelo mas também apreciado puro, da mesma forma que pode ser consumido com água tónica.
Tem a sua origem no século 19 em mosteiros e farmácias, é tipicamente produzido por maceração de ervas, raízes, flores e cascas de citrinos em álcool neutro ou vinho, misturando-se com xarope de açúcar, e deixa-se a mistura envelhecer em cascos na própria garrafa.

Bitter aromático Chef Consultor Richard Robert é produzido pela maceração alcoólica em separado de 41 ervas, flores, frutos, cascas e sementes, matura por 60 dias em barris de nogueira uruguaia de 50 lts. (Utiliza álcool de alpiste destilado a 94°).

Cheers !!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s