Casapueblo de Carlos Páez Vilaró Punta del Este Uruguai

casapueblo2Casapueblo é uma construção magnífica, obra do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró em Punta Ballena, a 13 quilômetros do centro de Punta del Este. Em um princípio foi sua casa de verão, hoje aloja em suas instalações o Museu Casapueblo, uma galeria de arte, uma cafetaria e um hotel. Foi residencia permanente de Carlos Páez Vilaró, onde trabalhava e onde passaria seus últimos días.casapueloO setor em que se encontra o Museu Casapueblo foi cedido por seu criador, o artista Carlos Páez Vilaró, com o desejo de incentivar o interesse cultural da região. Para isso, cedeu ao Museu Casapueblo grande parte de sua obra realizada em diferentes países nos últimos cinquenta anos.casa-pueblo-insidePunta Ballena é uma península que se encontra em Maldonado, a 13 km de Punta del Este. Do lado ocidental encontramos as praias Portezuelo y Solanas, de águas calmas e grandes extensões de arena fina. Do lado leste estão as grutas, uma praia de areia grossa, com uma vista maravilhosa de Punta del Este e da Ilha Gorriticasapueblo
Punta Ballena era um lugar onde Carlos Páez Vilaró se descobriu. Em uma primeira etapa construiu uma casinha, depois uma casa de madeira chama “A Pionera” e assim começou seu projeto “Casapueblo”, uma casa que não se regia por plantas. Mundo Casapueblo é sem duvidas, um dos lugares mais emblemáticos do Uruguai. Sua construção espontânea realizada durante 36 anos e com suas próprias mãos, se consideram universalmente como uma “escultura habitável”.casapiebcoEl Museo Taller Casapueblo funciona no centro da construção monumental Casapueblo. Está aberto todos os dias do ano desde as 10 do amanhã até o pôr do sol, e no verão com horário estendido. Anualmente é visitado por mais de 60 milhões de turistas de todo o mundo. Casapueblo,a obra mestra de Carlos Páez Vilaró colabora para consolidar uma Punta del Este como o polo de Uruguai.casapuebloPunta del Este é o balneário mais pontuado pelo turismo em Uruguai e um dos balneários mais importantes e exclusivos de América Latina, localizado sobre uma península que separa o Rio da Prata do Oceano Atlântico.casapuelo-2Praias para todos os gostos é um toque encantador de Punta del Este. As classicas Playa Mansa e Playa Brava, ao noreste Manantiales, La Barra, San Rafael, El Placer e José Ignacio. ao oeste Solanas, Punta Ballena, Pinares, Las Delicias y Ocean Park entre outras.

A ceremonia do sol

Todos os dias, religiosamente poucos minutos antes de o sol se pôr, um poema feito pelo idealizador da casa ecoa pelas caixas de som do lugar lido pelo próprio Vilaró, que se despede do astro para quem construiu aquele lugar, como mostra o pequeno trecho abaixouruguay-364“Chau Sol…! Gracias por provocarnos una lágrima, al pensar que iluminaste también la vida de nuestros abuelos, de nuestros padres y la de todos los seres queridos que ya no están junto a nosotros, pero que te siguen disfrutando desde otra altura.Adiós Sol…! Mañana te espero otra vez. Casapueblo es tu casa, por eso todos la llaman la casa del sol”.

Poema e música de Carlos Páez Vilaró que se reproduzem todas as tardes ao mesmo tempo O Sol sincronizado com o mesmo no horizonte, um espectáculo que emociona todos os visitantes do Museu Casapueblo. Sua duração é de 12 minutos.

Serviço

Museo Casapueblo Ruta Panorámica – Punta Ballena – Maldonado – Uruguay

+598 4257 8041

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s